A ONU (Organização das Nações Unidas) foi fundada no dia 24 de outubro de 1945, em São Francisco, Estados Unidos.

        O encontro intitulado de Conferência de São Francisco, realizado entre os dias 25 e 26 de abril de 1945, tinha como finalidade debater acerca da substituição da Liga das Nações por um organismo mais completo e contar com a participação de todos os Estados independentes.

Os principais objetivos da ONU são:

• Manter a paz internacional.
• Garantir os Direitos Humanos.
• Promover o desenvolvimento socioeconômico das nações.
• Incentivar a autonomia das etnias dependentes.
• Tornar mais fortes os laços entre os países soberanos.
        Há dois níveis básicos de decisões dentro da ONU: a Assembleia Geral e o Conselho de Segurança. A primeira formada por todos os membros e a segunda constituída por quinze membros. Ainda possuindo os membros permanentes que detém de poder de veto, são eles: Estados Unidos, China, Reino Unido, França e Rússia.
        Com a fundação da ONU, foram criados, conjuntamente, organismos internacionais especializados, dentre os principais estão: FMI (Fundo Monetário Internacional), BIRD (Banco Internacional de Reconstrução e Desenvolvimento), GATT (Acordo Geral de Tarifas e Comércio), OIT (Organização Internacional do Trabalho), FAO (Organização de Alimentação e Agricultura) e UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura).
           No dia 10 de dezembro de 1948, uma Assembleia das Nações Unidas realizou a Declaração Universal de Direitos Humanos.O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, apresentou para a Assembleia Geral das Nações Unidas seu relatório sobre o trabalho realizado pela organização no ano passado, destacando os desafios enfrentados pela ONU.
Ele presentou também alguns dos grandes desafios que a ONU enfrenta, como a criação de uma agenda de desenvolvimento pós-2015, a necessidade de combater as alterações climáticas, a ajuda às transições democráticas, os novos métodos para manter a paz e segurança — como a mediação e a manutenção da paz –, a promoção dos direitos humanos, o desarmamento e o controle de drogas, entre outros.
          O secretário-geral também demonstra preocupação com o crime organizado, que afeta países na África Ocidental, América Latina e Europa.
Na conclusão, ele afirma que a ONU vai continuar se adaptando a um ambiente global em mudança, além de maximizar a transparência de suas ações enquanto minimiza seus custos administrativos.
          Em 2000, a ONU ao analisar os maiores problemas mundiais, estabeleceu 8 objetivos do Milênio – ODM, que no Brasil são chamados de 8 Jeitos de Mudar o Mundo – que devem ser atingidos por todos os países até 2015.

São eles:
1-    Acabar com a fome e a miséria;
2-    Educação básica de qualidade para todos;
3-    Igualdade entre sexos e valorização da mulher;
4-    Reduzir a mortalidade infantil;
5-    Melhorar a saúde das gestantes;
6-    Combater a AIDS a malaria e outras doenças;
7-    Qualidade de vida e respeito ao meio ambiente;
8-    Todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento.


Esses objetivos ainda não foram alcançados, mas os trabalhos para serem realizados estão sendo grandes para se realizar os objetivos ate seu limite previsto, ou pelo menos um dos objetivos.


Fonte: